Irmãs Vicentinas de Gysegem

Institucional - História

História

História

A Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegem nasceu na Bélgica em 1818, período de muitos conflitos e crises econômicas. No campo, péssimas colheitas e dificuldades de se obter matéria prima para as tecelagens. Ao mesmo tempo, a epidemia de cólera, a pobreza e subdesenvolvimento das crianças. Tudo isso chamou a atenção da Família Robiano, que sempre buscava meios para atender a população carente. É das dificuldades e necessidades que surgem grandes projetos inspirados por Deus. E em meio a toda essa tormenta o casal Charles e Elizabeth procuram orientação de Dom Maurice de Broglie a respeito de como fariam para ir ao encontro das necessidades daquela região e Dom Maurice, sem pestanejar, orienta-os a abrir uma escola para evitar que as crianças pobres da região morressem de fome e frio às portas das fábricas de tecelagem.

Mas para abrir uma escola precisariam de preceptoras que dispostas a trabalhar com as crianças, as acolhessem com carinho e dedicação. Quando o projeto é inspirado por Deus não faltam auxílios no caminho e, da cidade Smetlede, uma jovem chamada Marie Vermessem deu o primeiro passo e se ofereceu para auxiliar Elizabeth. Marie Vermessem foi enviada para as Irmãs das escolas pobres de Moorslede para receber a formação necessária. Porém, Elizabeth precisava de alguém que dirigisse a escola e fosse especializada em ensinar às crianças a arte e ofício de fiar, costurar e tricotar e também fosse preparada para ensinar a leitura, escrita, matemática e religião, além de promover as crianças. Isso era o que mais Elizabeth queria ver nesse novo projeto. Foi então que ela solicita à superiora do Convento de Moorslede uma religiosa que organizasse esse trabalho. De todas as jovens, surge o nome de Irmã Bárbara Cool, que juntamente com Sophie Engels e Marie Vermessem partem para Gysegem e são recebidas no dia 21 de janeiro de 1818 para a inauguração da escola Spinhuys, onde 4 crianças das mais pobres da região são chamadas para celebração eucarística que marcou o início da casa e da fundação da Congregação.

A irmã Bárbara foi cedida para 12 meses de trabalho, porém a alegria de estar junto às crianças foi tão grande que, além de ficar na nova fundação, acolheu outras tantas jovens devotadas a cuidar das crianças e assim a Congregação se expandiu para outras regiões da Bélgica. anos mais tarde chegou no Brasil e para o República do Congo e Camarões. E hoje em outros países Uruguai e na Itália. 

Expandir a missão de evangelizar e promover os pobres essa é a atualização de um carisma que só cresce. 

No Brasil, a ASSOCIAÇÃO UNIÃO BENEFICENTE DAS IRMÃS DE SÃO VICENTE DE PAULO DE GYSEGEM foi fundada em Olinda, Estado de Pernambuco em maio de 1896, tendo transferido sua sede e suas atividades para a cidade de São Paulo, Estado de São Paulo em 1897.

Copyright © 2019 - Irmãs Vicentinas de Gysegem - Vídeos & Estratégias: TVJ | Design: William | Desenvolvimento: Global W.S.