Elisabeth Marie Eugénie Josèphe de Robiano nasceu no Palácio dos Limpens, em Bruxelas, na Bélgica, em 25 de julho de 1773. De família nobre, recebeu o título de condessa. Era uma mulher muito expressiva, realizava atividades na igreja, e utilizou a educação recebida, suas virtudes pessoais, seus inúmeros relacionamentos e sua fortuna para criar uma instituição com a missão de atuar onde houvesse uma necessidade.
Aos 12 anos, Elizabeth de Robiano ficou órfã de pai e como filha mais velha se tornou o apoio da mãe e dos irmãos. De 1786 a 1789, estudou no Colégio das Irmãs Ursulinas em Tournai] onde completou seus estudos de História Natural e História da Igreja.
A 14 de maio de 1799, em Malines, casou-se com Charles Pierre, Barão Le Candèle de Gysegem. Desta união nasceram três filhas.
Em pouco tempo, a Caridade de Elizabeth Robiano espalhou-se em toda Gysegem. Em 1812, o marido de Elizabeth de Robiano, para facilitar os trabalhos da esposa no serviço aos doentes, fundou um hospital para socorrer os Pobres e enfermos e, mais tarde, um lar para idosos desamparados, mas nenhum destes projetos foi avante. O Bispo de Brouggie aconselhou Elizabeth Robiano a abrir uma escola para os Pobres da região.
E, 21 de janeiro de 1818 foi fundada a primeira escola, que recebeu o nome de "Casa das Fiandeiras" ou na língua do lugar, "spinhuis". Esta escola se tornou também a primeira Comunidade da Congregação das Irmãs de São Vicente de Paulo de Gysegem "Servas dos Pobres".
De 1828 a 1837, Elizabeth Robiano atravessou um período de luto na família. Morreram suas filhas Otávia e Paulina, sua mãe e seu marido. Além disso sofreu a perda de toda a sua fortuna e de seus bens.
Em 1840, Elisabeth foi morar em Postel com sua filha Elisa. Morreu em Tervuren, aos 8 de setembro de 1864.
Copyright © 2025 - Irmãs Vicentinas de Gysegem - Vídeos & Estratégias: TVJ | Design: William | Desenvolvimento: Global W.S.